Dicas de Análise Facial por Psiquêimagem

Psiquêimagem | Um Estudo da Morfopsicologia, por Silvana Lopes
Sabe aquela frase famosa: “Uma imagem vale mais que mil palavras”?

Pois é, o estudo Psiquêimagem pode te ajudar a desvendar características das pessoas que as palavras não conseguem expressar, facilitando as relações interpessoal e intrapessoal em relacionamentos pessoais ou profissionais, por meio da linguagem não verbal.

Para começar a entender sobre esse assunto, vamos abordar alguns tópicos:

Psiquêimagem | Um Estudo da Morfopsicologia, por Silvana LopesDilatação e Retração

Nesta imagem podemos observar a Dilatação (extroversão), representada na foto pela Scarlelett Johansson e Retração (introversão), representada na foto pelo príncipe William. Para isso vou me apropriar do termo ‘cara’ ao invés de ‘rosto’.
Sim! Nossa mãe sempre nos corrigiu:
-Quem tem ‘cara’ é cavalo.
Mas, minutos depois ela se deixava levar por nossa cultura e idioma Português:
– Não me venha você com essa ‘cara lavada’.
– Mas você é muito ‘cara de pau’.
Ou nos aconselhando:
– Quem vê ‘cara’ não vê coração.
E por este termo já estar no nosso dialeto diário, acredito que fique mais fácil de assimilarmos.

Na Morfopsicologia a dilatação está representada pela ‘Cara Larga’, dizemos até de uma pessoa extrovertida:
– Tal pessoa é ‘cara larga’.
E a retração está representada pela ‘Cara Longa’, característica de introversão.

Mas não se deixe enganar, um ‘cara longa’ pode se comportar como um ‘cara larga’ em um ambiente favorável, pois, como diria Louis Corman (psiquiatra francês, criador da Morfopsicologia):

“Todo ser vivo (pessoa, animal ou planta), numa situação ou meio favorável, sentido como tal, expande-se, e numa situação ou meio inóspito, retrai-se.” 

Psiquêimagem | Um Estudo da Morfopsicologia, por Silvana LopesTonicidade x Atonia

Um dos fatores à serem observados em um rosto, de maneira natural e orgânica, como em um músculo, a tonicidade está a par com a atividade e a atonia com a passividade.

Importante: não há melhor ou pior qualidade.

É claro que queremos ser tônicos e ativos, mas o equilíbrio é importante, como em tudo na vida. Senão, corremos o risco de nos enrijecer demais.

 

 

Psiquêimagem | Um Estudo da Morfopsicologia, por Silvana LopesOs ângulos, as formas, os arquétipos.

É surpreendente vermos a mudança da leitura da imagem da Mulher Maravilha, que na minha opinião ficou maravilhosa!
Além da mudança dos elementos, menos sensuais de sua roupa e acessórios (porém ainda femininos), as formas do rosto me surpreendem.

Os ângulos marcados (principalmente o da mandíbula), representando força, características que há pouco tempo atrás eram exclusivas dos super heróis masculinos, se veêm presente nesta nova versão da Mulher Maravilha.

Quando me formei como maquiadora (há 16 anos), ainda se pregava que o ‘formato ideal’ do rosto feminino era o oval, formato que nos dias de hoje ganhou ângulos, força, se transformando em Hexágono (base ou lateral reta). .
Acredito que a sensibilidade e a leitura correta destas mudanças que estão acontecendo no mundo, seja essencial na consultoria de imagem e todos os seus elementos que compõem a leitura da imagem que desejamos passar.

Psiquêimagem | Um Estudo da Morfopsicologia, por Silvana LopesDepois de estudar a Morfopsicologia, muitas vezes, quando estou assistindo um filme me pego pensando:
“Só eu que não sabia da importância e dimensão destes significados das formas rosto? – O quanto estas formas, ângulos e arquétipos passam uma mensagem?
A Marvel já sabia, a Pixar, a Universal, Hollywood já sabia!!! A minha sensação é que o mundo sabia, menos eu…😌”

Sim, eu até percebia que havia uma mensagem subliminar: apesar de mudarem os autores, no final todos eles se pareciam, e percebia sempre o personagem e não o autor por traz dele…, mas gente??!! É incrível!!!

Todos os personagens dos filmes são desenvolvidos sobre estes conceitos de formas do rosto com mensagens que demonstram a sua personalidade e seu ponto forte, seja força, emoção, racionalidade, inteligência ou qualquer outra característica que possa representá-lo.

Nos super heróis que seu ponto forte é a força física, lá está ela: a expansão instintiva, ossatura da mandíbula marcada em um ângulo quadrado, realçado, algumas vezes pela barba (Wolverine e Thor), pela máscara do uniforme (Batman, Capitão América e Flash), ou maquiagem (Hulk e Super Man).

Demais, né??? Então siga a #silvanalopes_psiqueimagem no Instagram e fique por dentro das próximas dicas sobre esse estudo!

E aqui fica um convite: Vamos estudar juntos em Psiquêimagem, um estudo da Morfopsicologia.
Saiba mais informações sobre a próxima turma clicando aqui!